Novo site

Oliveirense 1 - Fátima 0


O Fátima entrou da pior maneira neste arranque da II Liga Portuguesa, agora denominada Liga Orangina, com um auto-golo de João Pereira.
O Fátima apresentou-se em Oliveira de Azeméis sem Verissimo, uma baixa de última hora que se fez sentir na equipe fatimense.
A Oliveirense entrou melhor no jogo e dominou toda a 1ª parte, sem no entanto tirar grande partido desse domínio, enquanto o Fátima teve as melhores ocasiões dos primeiros 45 minutos, mostrando-se bastante perdulário no capitulo da finalização.

Na 2ª parte o jogo tornou-se mais equilibrado, mas João Pereira borrou a pintura, com um auto-golo aos 55', quando tentou cortar um cruzamento rasteiro.
Poucos minutos depois Filipe Leão faz uma grande defesa, e João Pereira, ao tentar opor-se a um remate de ressaca da Oliveirense toca a bola com a mão. Penalti no entender do árbitro, embora o lance tenha sido muito à queima-roupa, o penalti é aceitável. Na conversão Ricardo Sousa atira para uma grande defesa do guarda-redes do Fátima, Filipe Leão, que aliás teve muito bem durante todo o jogo.
As substituições de Diamantino Miranda revelaram-se inoperantes, e a alteração táctica também não ajudou, no entanto o Fátima dominou o jogo até final, pecando apenas na finalização. No último minuto até poderiam ter empatado com Rui Baião sozinho na área a cabecear ao lado.

No próximo fim-de-semana o campeonato para devido aos jogos das selecções, sendo que o próximo jogo será no dia 12 de Setembro, com a realização desse Fátima-Varzim a contar para a 2ª Jornada da Liga Orangina.

Fátima 1 - Gil Vicente 0

O Centro Desportivo de Fátima garantiu esta tarde o 1º lugar na 1ª fase e a consequente passagem à 2º fase da Taça da Liga, onde vai defrontar um dos últimos oito classificados da I Liga da época transacta.


O Fátima apresentou como surpresas a recente contratação Filipe Leão (ex-Estoril) como titular na baliza, Mario Rui como lateral, e Leandro Pimenta no meio campo (face à ausencia de Kata).

O Gil Vicente entrou dominador e à procura do golo, no entanto foi sol de pouca dura, já que o Fátima a espaços conquistou a posse de bola e o consequente dominio do jogo.
O Fátima ia acumulando jogadas perigosas, mas foi de uma falta sobre Mário Rui, aos 37', que André Carvalhas conseguiu abrir o activo ao bater o livre directamente para o fundo da baliza.
Até final da 1ª parte o Fátima continuou a ser a equipa mais perigosa mas muito perdulária.

Na 2ª parte o Gil Vicente apareceu mais afoito e mais atacante, mas o Fátima conseguia controlar e criar as melhores ocasiões de golo.
Destaque para a estreia de Rui Baião que entrou para substituir Leandro Pimenta, e para Yartey que foi sempre o jogador mais desequilibrador do Fátima. Também Filipe Leão fez uma boa estreia, mostrando que pode lutar pela titularidade na baliza do Fátima.

No próximo fim de semana inicia-se a participação do Fátima na Liga Orangina, com a realização da 1ª jornada que contempla esse Oliveirense-Fátima.

Moreirense 1 - Fátima 1

O Fátima apresentou-se nesta 2ª jornada da Taça da Liga com apenas duas alterações no onze em relação à equipe que jogou frente ao Feirense, com Hugo Pinheiro em vez de Sérgio na baliza, e na extrema esquerda, Yartey em vez de Leandro Pimenta.

A tarde era de muito calor e a hora pouco propicia para a pratica de futebol, e talvez por isso logo nos minutos iniciais houve duas grandes oportunidades, uma para cada lado, com André Carvalhas a falhar para o lado do Fátima, mas que Lico (avançado do Moreirense) não perdoou fazendo o 1-0 para os da casa.
O Moreirense parecia tomar conta do jogo, mas o Fátima a espaços ia conquistando terreno e criando oportunidades para empatar a partida, sendo que numa delas (aos 35') o golo aconteceu mesmo com André Carvalhas a marcar um canto do lado direito do ataque, e Veríssimo a antecipar-se à defesa contrária, mas a bola ainda desviou num defesa adversário traindo o seu guarda-redes.

A 2ª parte foi equilibrada com a posse de bola a pertencer aos da casa, mas sem consequências ofensivas (apenas Antchouet fazia tremer a defesa Fatimense com a sua velocidade).
As substituições no Fátima (Yartey por Pimenta, Pina por Mário Rui e Varela por Pedro Moreira) fizeram efeito e o Fátima passou a mandar no jogo, mas também aqui a finalização pecou com Nuno Sousa sozinho na pequena área a enviar a bola para as nuvens depois de uma boa jogada colectiva. Também o Moreirense beneficiou de uma boa oportunidade na parte final da partida, com Hugo Pinheiro a negar o golo ao avançado de Moreira de Cónegos.

Com o resultado da outra partida do grupo (Gil Vicente 2 - Feirense 1) o Fátima decide a sua passagem à segunda fase da Taça da Liga no próximo Domingo, em casa, com a realização desse Fátima - Gil Vicente com inicio às 16h.

Fátima 3 - Feirense 3


Depois de um merecido descanso e de uma revolução na constituição do plantel para a época 2010/2011, a começar pelo técnico Rui Vitória que foi substituido por Diamantino Miranda, o Fátima iniciou os jogos a sério com um empate a 3 golos à semelhança do Gil Vicente-Moreirense a contar para o mesmo grupo da Taça da Liga.

Em relação à época transacta o Fátima apresentou com naturalidade um onze praticamente novo com Sérgio na baliza; defesa com Neto, Verissimo, Pina e João Pereira; no meio campo Jorge Neves, Kata e Varela; e no ataque André Carvalhas pela direita, Leandro Pimenta pela esquerda e Nuno Sousa como homem mais avançado.

Talvez por isso o Feirense tenha entrado mais acutilante com Pinheiro a fazer o 0-1 aos 22' depois de uma grande jogada colectiva; no entanto o Fátima acordou e ainda na primeira parte numa grande jogada do Fátima, Kata empatou a partida com um remate à entrada da àrea.

Na 2ª parte um Fátima mais esclarecido e dominador permitiu o 2-1 bem cedo após um ressalto de canto que Verissimo aproveitou para fazer o chapéu ao guarda-redes adversário, e com Nuno Sousa em cima da linha a tocar a bola com o joelho para o fundo da baliza.
Depois veio o espétaculo Pinheiro, o homem mais esclarecido do Feirense que em duas oportunidades (53' e 68') virou o jogo a favor dos homens da Feira.
Mas as substituições essencialmente táticas de Diamantino Miranda e a vontade de Kata fizeram com que o Fátima tivesse a partir dai o dominio da bola, conseguindo com isso o 3-3 final num bom golpe de cabeça de Kata aos 72'; depois disso Pedro Moreira isolado poderia ter virado novamente o jogo mas não conseguiu e o jogo terminou mesmo assim com um espetacular 3-3, e com Pinheiro a ser o carrasco do Fátima e o homem do jogo do Feirense.

No próximo Domingo, 15 de Agosto, realiza-se a 2ª jornada da Taça da Liga com a deslocação do Fátima a Moreira de Cónegos para jogar esse inédito Moreirense-Fátima às 16 horas.