Novo site

Fátima 2 - Estoril 2


Esta tarde Fátima e Estoril empataram a 2 golos, num jogo a contar para a 5ª Jornada da Liga Orangina.

Depois de uma primeira parte muito mal jogada e sem registos de grande perigo, apenas referência para o domínio de jogo por parte do Fátima, veio uma segunda parte com mais futebol, oportunidades e emoção.
Contra a corrente de jogo, o Estoril colocou-se na frente do marcador aos 55' por parte de Paulo Sérgio, com este golo o Fátima acordou e começou a pressionar, e numa jogada logo seguida da melhor oportunidade do Estoril no jogo (Paulo Sérgio falha frente a Leão), Yartey reestabelece a igualdade numa jogada confusa na área em que o guarda-redes do Estoril deixa incrivelmente escapar a bola em beneficio do Fátima.
Depois começaram as substituições ... e os golos... já que Tony Taylor 1 segundo depois de entrar faz o 1-2 para o Estoril, e logo de seguida Diamantino Miranda lança Rui Baião, homem que fez a assistência para o bis de Yartey, estabelecendo o resultado final.
Até final do jogo registo para várias oportunidades de parte a parte e para o pressing e domínio final do Estoril, principalmente depois da expulsão de Veríssimo.

Na próxima jornada (6ª) o Fátima desloca-se à Vila das Aves para disputar esse Aves-Fátima.

Taça de Portugal: Carregado 0 - Fátima 0

Em mais uma eliminatória da Taça, o Fátima reencontrou-se com o Carregado, equipa com que disputou na época transacta a 2ª Liga mas que acabou por ser despromovida.
Apesar da diferença de escalão as equipas equilibraram-se ao longo do jogo, fruto talvez da maior habituação dos Carregadenses ao minúsculo campo; mas a sorte do jogo acabou por cair para o Carregado, já que após 90 minutos intensos de jogo a que se acresceram 30 minutos de prolongamento, o jogo foi apenas decidido nos penaltis com o Carregado a vencer a lotaria por 3-2, terminando assim com a participação do Fátima nesta competição para a época 2010/2011.


O Fátima apresentou-se com algumas alteração à estrutura base, principalmente no meio-campo, onde a falta de extremos era visível (Jorge Neves, Varela, Edson e Rui Baião eram jogadores demasiado centrais para se flanquear o jogo).
A 1ª parte pertenceu ao Carregado, com o Fátima demasiado retraído e à procura do contra-ataque; enquanto que na 2ª parte o Fátima teve outra atitude e as bolas nos postes e na barra de ambas as balizas animaram o jogo. A melhor oportunidade do jogo foi mesmo de Jorge Neves que isolado frente ao guarda-redes do Carregado pica a bola, fazendo-a embater na trave.
Mas o protagonista do jogo foi o árbitro João Ferreira, que desde cedo mostrou que não estava de modas e apitava tudo e mais alguma coisa.
No prolongamento nada de novo, apenas de realçar o pressing final do Carregado para evitar os penaltis.
Nos penaltis destaque para a perdida de Mário Rui e para as duas defesas de cada guarda-redes que ditaram o desfecho final, o Fátima está fora da Taça. Agora resta desejar boa sorte ao Carregado para a próxima eliminatória.

No próximo fim de semana o Fátima retoma o Campeonato, com a recepção ao Estoril-Praia, num jogo a contar para a 5ª Jornada da Liga Orangina. Domingo às 16h no Municipal de Fátima, a não perder esse Fátima-Estoril.

Taça da Liga: Fátima 1 - Beira-Mar 1

Num jogo antecipado da 1ª mão da 2ª Fase da Taça da Liga (agora baptizada de BWin Cup), Fátima e Beira-Mar empataram a 1 golo numa partida bem disputada e emotiva.
Apesar da formação Aveirense disputar um escalão superior o Fátima não se atemorizou e até dominou quase todo o encontro, obrigando o Beira-Mar a jogar em contra-ataque durante toda a partida.
No entanto, e como já tem sido hábito no Fátima, a equipa voltou a entrar mal no jogo e a sofrer um golo cedo, aos 11 minutos Leandro Tatu adianta os forasteiros no marcador, numa falha da defensiva fatimense.
Nesta fase o Beira-Mar ainda colocou por duas vezes a bola na baliza do Fátima, no entanto os lances foram invalidados por fora-de-jogo dos avançados forasteiros.
O Fátima por sua vez dominava, mas não conseguia traduzir esse domínio em golos.

Na segunda parte tudo igual, sendo que o Fátima apenas conseguiu mexer no jogo aquando das substituições operadas pelo técnico Diamantino Miranda perto do minuto 60' (saíram Leandro Pimenta e Rui Baião para entrar Yartey e André Carvalhas).
Com estas alterações o Fátima apareceu muito mais rápido e com um ataque bem organizado conseguindo finalmente o golo, num remate muito bem colocado de Yartey (na foto) aos 72 minutos.
Depois o Fátima apostou tudo no ataque, com a saída de Kata e a entrada de Evandro Brandão, este último teve a oportunidade mais flagrante do encontro, quando isolado frente ao guarda-redes adversário atira por cima da baliza.
Até final do encontro destaque para duas perdidas do Beira-Mar já nos minutos de desconto da partida.

Esta eliminatória apenas ficará resolvida na 2ª mão a realizar no dia 10 de Novembro, quando o Fátima se deslocar a Aveiro.

No próximo fim de semana realiza-se a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, com a deslocação do Fátima ao Carregado para disputar esse Carregado-Fátima, no Domingo pelas 16h.

Fátima 4 - Belenenses 2

Com o temporal que se abateu veio também a chuva de golos (6 no total) e uma vitória mais que justa para o Fátima, que com uma segunda parte ao melhor nível, mostrou que pode dar cartas no campeonato.

O Belenenses presentou-se em Fátima com uma equipa forte e com intenções de vencer, e talvez por isso, e também devido a uma desatenção de Edson, o Belenenses entrou a ganhar, num lance resultante de um livre do lado esquerdo, com Baggio ao 2º poste a antecipar-se e a fazer o 0-1 aos 7 minutos.
Durante o resto da 1ª parte foi o Belenenses que dominou e teve as melhores oportunidades, já o Fátima ia defendendo como podia e atacava em esporádicos contra-ataques que, ou eram parados pela defensiva visitante ou pelas muitas poças de água existentes.

Na 2ª parte tudo diferente, o Fátima entrou com mais vontade e também mais atacante fruto da alteração táctica (saiu Edson, entrou Rui Baião), e por isso não foi de admirar que chegasse ao golo do empate aos 55' através de Mauro Bastos.
Depois vieram os 10 minutos (dos 66' aos 76') mais loucos e excitantes do jogo, com os restantes golos a aparecerem nesta fase do jogo.Primeiro Mauro Bastos, aos 66', faz o 2-1 num remate colocadissimo ainda antes de entrar na grande área; depois Miguel Rosa, aos 67', empata num lance idêntico ao protagonizado pelo Fátima.
Mas o Fátima estava melhor e não se ficava pelos ajustes, já que Nuno Sousa também bisa, primeiro num cruzamento de Rui Baião que conclui de pé esquerdo (72'), e depois num canto cobrado por Yartey que conclui com um cabeceamento ao 2º poste que só acaba no fundo das redes visitantes (75').

Depois disso o Belenenses esmorece e o Fátima baixa o ritmo alterando a táctica, saem Nuno Sousa e Mauro Bastos debaixo de fortes aplausos e entram Leandro Pimenta e André Carvalhas.

No próximo fim de semana há uma pausa no campeonato devido ao compromisso das Selecções, no entanto o Fátima antecipou o jogo em casa respeitante à Taça da Liga contra o Beira-Mar, portanto no próximo Domingo às 16h todos ao Municipal de Fátima para acompanhar esse Fátima - Beira-Mar para a Taça da Liga.